A Essência: Um segredo, porque imaginado, torna-se real
Esta curta-metragem segue a jornada de três meninas que se aventuram pelo bosque para desvendar um segredo num local distante e misterioso, fruto da imaginação infantil.


A fusão entre espaço e imaginação é o ponto de partida ideal para explorar narrativas vividas pelas mentes das crianças — a forma como imaginam, desejam e acreditam, e a simplicidade com que constroem os seus próprios mundos.
A “Essencia: Um segredo, porque imaginado, torna-se real” é uma micro-história que surge a partir desse fascínio em ligar lugares remotos e secretos ao pensamento mágico que deles emerge.
O filme é, assim, uma viagem ao centro da natureza humana: à pureza de sentir e sonhar, de experimentar o mundo através da fantasia — como só as crianças sabem fazer.




A narrativa evoca a inocência, a beleza e o prazer de desfrutar pensamentos mágicos, acessíveis apenas a quem neles acredita, com vontade de descobrir. No final, concluem que só assim elas fazem parte deste surpreendente mistério.
Este filme contou com o especial apoio de Jorge Lucas (Lousitânea), na escolha de locais para as filmagens — um ingrediente essencial para retratar o ambente mágico pretendido. O filme é também por isso uma jornada a às paisagens da região de Góis.
A Lousitânea é uma associação sem fins lucrativos, com sede na Aldeia do Xisto Aigra Nova, em Góis, que tem como finalidade a conservação e valorização do património natural e cultural da Serra da Lousã através de actividades de conservação da natureza e de animação turística, sendo a sua área de atuação nos concelhos de Góis, Castanheira de Pêra e Lousã, de forma mais incisiva no concelho de Góis.
Um filme de Miguel Chichorro (realização e argumento)
Com Laura Duarte, Mariana Oliveira and Leonor Rocha
Produzido por Sónia Durate Lopes. Assistentes de Produção: Margarida Barros and Ricardo Oliveira
Consultoria sobre locais de filmagens: Jorge Lucas