Antes de Responder
Em pré-Produção
Num escritório suspenso no tempo, três figuras cruzam-se para uma entrevista. A tensão instala-se entre silêncios, gestos e olhares — mais do que nas palavras. Cada instante revela o que não é dito sobre intenções e fragilidades por desvendar.

Esta curta-metragem é um exercício de ambiguidade, onde o surreal e o neo-noir se encontram para expor, subtilmente, o que cada personagem tem para esconder.
É sempre fascinante o que acontece para além do óbvio nos momentos de tensão — todos aqueles pensamentos absurdos que nos invadem: ideias impossíveis, que não poderiam acontecer, mas que imaginamos como forma de tentar acalmar uma mente em pânico. Pensamentos que, por mais disparatados que sejam, ajudam-nos a relativizar: poderia ser pior do que a tensão que estamos a viver. Muito pior.
“Antes de Responder” parte dessa premissa: e se a narrativa fosse despida de factos, ficando apenas os pensamentos absurdos a pairar? Todas as personagens revelam, de forma involuntária, esses devaneios e obsessões. O espectador pode imaginar que está a assistir a uma entrevista convencional, mas o que vê é filtrado — a realidade desaparece, dando lugar ao absurdo surreal da mente.
Com: António Sanganha, Mouzinho Arsénio e Vanessa Baptista