A Loja da Nilde
Esta curta documental procura mostrar o que há de tão especial a partir de um retrato quase banal – feito de fragmentos de uma tarde de inverno, passada numa mercearia de aldeia.






“A loja da Nilde” é uma curta documental filmada durante cerca de duas horas numa pequena mercearia na Freguesia de Amor, em Leiria.
A Nilde é muito mais do que uma simples proprietária de uma mercearia, que é também retrosaria ou aquilo que hoje se poderia chamar de “loja de conveniência”. Lá, existe um pouco de tudo que os clientes habituais precisam (e também aquilo que só precisam muito de vez em quando).
Por lá passam muitas das histórias da terra e é lá também que muitas gerações se abasteceram, mesmo quando os meios para pagar eram escassos. Mas essas histórias não se apresentam como notícias. Instalam-se no convívio simples, no acolhimento caloroso, no pagamento fiado, nos serviços de encomendas.
Não só por isso, mas também por isso, a Nilde é uma personagem de quem todos gostam; profundamente respeitada e acarinhada.
“A loja da Nilde” mostra-nos como um filme pode ser feito a partir de gestos simples e sinceros, sem pretenciosismos de ir além do que significa passar duas horas na companhia de pessoas, onde se fala do tempo e se passa o tempo – a vivenciar a azáfama lenta de uma mercearia de aldeia.